Spike Lee transpõe para o grande ecrã distúrbios raciais em Los Angeles

por Agência LUSA

Os distúrbios raciais que abalaram a cidade californiana de Los Angeles em 1992 serão o pano de fundo do próximo drama cinematográfico do realizador norte-americano Spike Lee.

O filme chamar-se-á "L.A. Riots", anunciaram, hoje, os estúdios Univers al e a produtora Imagine, na revista Variety.

Os distúrbios registaram-se depois de um júri composto na totalidade po r brancos ter declarado a inocência de quatro polícias, também brancos, que fora m filmados em vídeo enquanto espancavam o motorista negro Rodney King, agressão que culminou na sua morte.

Durante a revolta, morreram 55 pessoas e milhares de residentes da cida de sofreram ferimentos.

A própria cidade, onde chegou a ser declarado o estado de emergência, s ofreu danos superiores a mil milhões de dólares.

Spike Lee, conhecido por projectos tão polémicos sobre as questões raci ais como "Malcolm X" e "Do The Right Thing", declarou à imprensa que deseja retr atar "de forma realista e honesta" o que se passou naquele período de tempo, bem como as suas consequências, "com a esperança de que algo assim não volte a acon tecer".

O realizador estreou este ano o filme "Inside Man", cuja sequela está a preparar, e o documentário "When the Leeves Broke", sobre as inundações provoca das pelo furacão Katrina em Nova Orleães.

Durante o anúncio à imprensa do seu novo projecto, Lee partilhou as sua s recordações do dia em que começaram os distúrbios em Los Angeles, cidade em qu e se encontrava a apresentar aos estúdios Warner a primeira versão de "Malcolm X ".

"Fui directamente para o aeroporto e senti-me vazio, quando apanhei o último voo para Nova Iorque", disse à Variety.


PUB