"Serralves em Festa" oferece 50 eventos para atrair novos públicos

por Agência LUSA

A Fundação Serralves vai acolher 40 horas seguidas de musica, teatro, cinema, circo, exposições e outras actividades no primeiro fim de semana de Junho, para tentar "atrair novos públicos" e "quebrar barreiras entre cultura e a população".

"Serralves quer atrair novos públicos através de um programa muito diversificado e atraente, mas que pode também ser popular", disse o presidente da instituição, Gomes de Pinho, ao apresentar o programa de "Serralves em Festa", que decorre nos dias 4 e 5 de Junho.

"Serralves em Festa" vai proporcionar gratuitamente mais de 50 eventos culturais de música, dança, teatro, cinema, circo, vídeo, debates, exposições e múltiplas actividades para todas as idades, em 40 horas seguidas.

O director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Fernandes, salientou que esta iniciativa é "uma festa de todas as artes, mas também tradutora da actividade" desenvolvida pela Fundação.

Segundo referiu, esta segunda edição acontece "por convocação" dos próprios públicos que aderiram em 2004 à festa que marcou os cinco anos de vida do Museu de Serralves.

"A 1ª edição superou as expectativas, com a visita de cerca de 42 mil pessoas, e colocou-nos quase perante um imperativo ético de a repetir", disse.

Para aquele responsável, trata-se de uma festa de grande heterogeneidade, mas também de grande identidade, onde Serralves se assume como um "instrumento de mediação" entre a cultura e os públicos, e que visa tornar a cultura mais acessível e atractiva.

Considerando a iniciativa "inédita" a nível nacional e internacional, uma vez que "não há, na verdade, museus no mundo a abrir portas por 40 horas", Fernandes referiu que "Serralves em Festa" permite às pessoas terem acesso às manifestações culturais do nosso tempo.

"É um momento de celebração não só de Serralves, mas também da cidade e do país", frisou.

A festa terá três palcos principais - prado, court de ténis e auditório do museu -, mas decorrerá um pouco por todo o lado dentro dos 18 hectares que a Fundação ocupa.

Entre os mais de 50 eventos programados, destaca-se o espectáculo de jazz de Mingus Big Band, que se apresentará no prado da Fundação nos dois dias de festa, pelas 18:00.

O compositor Craig Armstrong, conhecido pelas bandas sonoras dos filmes "Romeu e Julieta" e "Moulin Rouge" e por colaborar com músicos como Madonna, Bono e Massive Attack, estará no court de ténis no dia 05 de Junho, apresentando a sua obra particular e o seu lado experimental.

A Orquestra Nacional do Porto sai das suas instalações na Casa da Música para actuar no court de ténis no dia 04 à tarde, oferecendo um concerto sinfónico com músicas do século XX.

As obras para piano de Jorge Peixinho serão interpretadas por Miguel Borges Coelho no auditório do museu, no dia 04.

Por um período de 24 horas, o prado de Serralves transformar- se-á num verdadeiro espaço de ritmos reggae/dub, soul, latin e funk, com a actuação dos DJ+s Soul Jazz Sound System, mas também num espectáculo de performance, vídeo, teatro e música, com "Our Aura Hour" e de sons dos DJ+s Tigersushi Bass System.

A música electrónica estará à responsabilidade de Thomas Koner, enquanto a música improvisada vai "encher" o court de ténis através de uma colaboração com a Casa da Música, que apresenta os 4Walls.

Na dança, Serralves receberá a visita da coreógrafa contemporânea Mathilde Monnier, bem como Jérôme Bel, coreógrafo francês que propõe uma performance irónica que usa símbolos, sinais e palavras.

Haverá também uma feira de livros de arte e um "mercado da cultura" durante os dois dias.

Em locais e horário não divulgado, a fruição da paisagem de Serralves será acompanhada por melodias que se juntarão ao canto das aves que habitam as árvores do parque, para onde está ainda prevista a inauguração de uma escultura doada à Fundação e da escultura viva composta pelas árvores que vão crescendo com o tempo.

Esta festa conta com a colaboração de diversas instituições nacionais como a Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música, teatros nacionais de S. Carlos (Lisboa) e S. João (Porto) e Culturgeste - Caixa Geral de Depósitos, entre outras.

A realização do "Serralves em Festa", que recebeu apoio financeiro do Estado e dos mecenas BPI e Super Bock, envolverá o trabalho de um staff de mais de duzentas pessoas.

"Não estamos a trabalhar para recordes de visitantes, mas para os públicos", disse João Fernandes, acrescentando que esta festa será divulgada a nível nacional e internacional, nomeadamente na Galiza, Espanha.

Gomes de Pinho frisou ainda que "Serralves em Festa" será a primeira oportunidade para mostrar ao público a renovação do parque, que esteve em obras durante cerca de 18 meses.

PUB