Romaria de S. Mateus em Elvas com mais de 250 anos recebe milhares de visitantes

por Agência LUSA

As tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus começam terça- feira em Elvas, numa romaria com mais de 250 anos de existência que recebe anualmente milhares de visitantes.

As festas abrem com a Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Maurílio de Gouveia, uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A romaria de S. Mateus constitui uma das mais importantes do país, envolvendo no seu programa, até 25 de Setembro, cerimónias religiosas, espectáculos musicais, fogo de artifício, provas desportivas e exposições de artes plásticas.

A cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com o apoio do município local, os festejos integram este ano uma mostra de actividades económicas, a Expo S. Mateus, com expositores das áreas do comércio, serviços e instituições, além de artesanato e gastronomia.

Com um programa recheado de música, o programa da romaria prevê a actuação dos cantores Tony Carreira (terça- feira), Carlos do Carmo (quarta-feira), Marco Paulo (quinta- feira), João Pedro Pais (sexta-feira) e Rui Veloso (sábado).

A devoção pelo Senhor Jesus da Piedade tem origem, segundo reza a história, na promessa de um padre da região que, corria o ano de 1736, seguia na sua "mulinha" junto ao local onde hoje se ergue a imponente igreja da zona da Piedade.

Depois de ter caído duas vezes da sua montada, o padre Manuel Antunes rezou junto a uma tosca cruz que ali se encontrava, prometendo a Jesus: "se outra queda não der durante o presente estio, nem perigar a saúde por efeito destas que vier a sofrer, mandar-vos-ei pintar e direi uma missa votiva".

Ao serem atendidas as suas preces, o padre foi mais além do prometido e mandou construir, em 1737, uma capela, onde foi colocada a cruz com a imagem do Senhor e que hoje faz parte do Santuário.

Durante os dias da festa anual, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído em 1752, é visitado por milhares de pessoas.

A fé e a devoção estão bem patentes no local, através dos cerca de seis mil ex-votos, alguns com mais de 200 anos, que cobrem por completo as paredes da capela e de duas salas anexas e que chegam de todos os cantos do país e do estrangeiro.

PUB