Romance "A Casa da Sorte" de Ana Filomena Amaral editado nos Estados Unidos

por Lusa

Nova Iorque, 03 jul (Lusa) -- O romance "A Casa da Sorte", de Ana Filomena Amaral, foi traduzido para inglês e publicado pela editora norte-americana Strategic Book Publishing and Rights, foi hoje anunciado.

O romance foi traduzido por Eulália Gameiro e ostenta o título "Vaulted Home". Segundo nota da editora, a narrativa divide-se em duas partes. Na primeira "é contada a história da humanidade, desde a pré-história até ao século XX, e representa a casa do mundo, e a segunda é a história da construção da casa do indivíduo".

"Os sete capítulos em que a narrativa é dividida são uma analogia e referência aos sete dias bíblicos da `Criação`", acrescenta a editora norte-americana.

A protagonista "é uma mulher, que incorpora todos os períodos da narrativa e interage com as principais personagens masculinas, de acordo com seu papel na história do mundo".

"Temos depois o lado mais íntimo da história, que é a construção da casa do homem, a casa do ser humano, com todos os pensamentos e sentimentos filosóficos", lê-se no mesmo comunicado.

Em declarações à Lusa, a escritora afirmou que está muito satisfeita, "tanto mais que esta é uma edição que, através da Amazon, é disponibilizada para todo o mundo".

"Estou bastante satisfeita, ao fim de 25 anos de escrita penso que, de certa forma, é um reconhecimento que acho que a minha escrita merece. Estou, aliás, já a escrever outro romance que sairá daqui a dois anos".

Em outubro, a autora conta editar um novo romance, "O cassador de muros" -- exatamente com dois "esses" -, e que será também editado nos Estados Unidos.

Ana Filomena Amaral, de 52 anos, é natural de Avintes, no distrito do Porto, é mestre em História Económica e Social Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Na ficção estreou-se em 1989 com "Uma porta abria-se a fogo", título ao qual se seguiu "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A Casa da Sorte" (2004), "A coroa de Góis" (2007) e, há três anos, "Pão e água".

Em 1999, publicou a monografia histórica "Avintes na margem esquerda do Douro" e, nesta área, tem publicadas "Góis entre o rio e a montanha" (1997), "Maria de Lourdes Pintasilgo: Os anos da Juventude Universitária Católica Feminina -- 1952-1956 (2009)".

Tópicos
PUB