Rita Carmo expõe fotos em França e Filipa César mostra vídeo na Suíça

por Agência LUSA

A fotógrafa Rita Carmo e a artista plástica Filipa César vão apresentar trabalhos no estrangeiro durante o mês de Junho, respectivamente em França, onde a exposição se organiza em dois núcleos distintos, e na Suíça.

Entre hoje e 30 de Junho, Rita Carmo, fotógrafa do jornal Blitz desde 1992, participa no 4º Festival Portugais 2005, apresentando as suas imagens na livraria FNAC de Les Halles e no Hotel Prince de Galles, ambos em Paris.

"Images des Nouvelles Sonorités Portugaises / Expo Broaden Your Life" é o título da exposição em que Rita Carmo, 35 anos, vai apresentar parte das 200 imagens de músicos portugueses e estrangeiros que integraram o álbum "Altas-Luzes", editado em 2003.

Licenciada em Design de Comunicação, Rita Carmo tem também colaborado com publicações portuguesas (Expresso, Visão, Independente, Ler, entre outras) e estrangeiras (Daily Mail, no Reino Unido, ou Snoozer Magazine, Japão) e com editoras discográficas.

Em 1999 foi uma dos cinco fotógrafos que participaram na "Fotobiografia" comemorativa dos 20 anos dos Xutos & Pontapés e, em 2003, assinou os retratos dos criadores de moda presentes no livro "15 Histórias de Hábitos" de Cristina Duarte.

Também a divulgar o seu trabalho no exterior, Filipa César apresenta "F for Fake" entre 15 e 20 deste mês no espaço Messe Basel Messeplatz, em Basileia, na Suíça.

O título da mostra, homónimo de um filme de Orson Welles, questiona o que é original e falsificação tanto na arte como na vida real, mas na exposição o vídeo da criadora portuguesa pretende comentar um dispositivo cinematográfico: a longa-metragem de Welles.

O projecto será apresentado como uma instalação de cassetes VHS em forma de F gigante, acompanhado da projecção do vídeo F for Fake, na versão realizada por Filipa César.

A artista nasceu em 1975, trabalha entre Lisboa e Berlim e tem exposto o seu trabalho em países como Espanha, Áustria, Alemanha, Noruega ou Turquia.

PUB