Revista LER e Bertrand iniciam ciclo de tertúlias 5ºfeira no Chiado

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 07 Mai (Lusa) - A revista LER e a Bertrand Livreiros vão organizar um ciclo de tertúlias subordinadas a vários temas, intitulado "LER no Chiado", que decorrerá na primeira quinta-feira de cada mês, na Livraria Bertrand do Chiado, sempre às 18:30.

"Esta parceria da LER e da Bertrand visa recuperar a ideia de tertúlia, nomeadamente naquela livraria do Chiado, e transformar as livrarias num local de discussão, de debate permanente sobre a vida cultural", disse hoje à Lusa o director da revista, Francisco José Viegas.

"Uma livraria não é só um lugar onde se vendem livros, também é um lugar onde se discute a vida cultural", observou, acrescentando que estes encontros serão também uma oportunidade para fazer "uma espécie de balanço literário do mês que passou".

A primeira sessão do ciclo "LER no Chiado" realiza-se quinta-feira na livraria Bertrand do Chiado e o tema em debate será a relação entre os livros e a televisão: "Por que é que a televisão não gosta de livros".

O encontro, moderado por Carlos Vaz Marques, jornalista da TSF, contará com a participação do professor universitário e comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa, do director de programas da SIC, Nuno Santos, e de Inês Pedrosa, escritora e directora da Casa Fernando Pessoa.

Segundo Francisco José Viegas, este projecto nasceu da "ideia de prolongar, de certa maneira, a vida da revista LER para além do seu espaço normal".

"Já o tínhamos feito com o blog e agora vamos fazer também com isto", explicou.

A próxima sessão deste ciclo está já agendada para 05 de Junho, na mesma livraria, mas existe, segundo o director da LER, o projecto de, "dentro de dois ou três meses, fazer três ou quatro destas sessões por mês pelo país fora, também em livrarias".

ANC.


PUB