Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah vão ser as apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção que se realiza em maio, no Altice Arena. É a primeira vez que Portugal acolhe este evento, depois da vitória inédita na edição de 2017.
Com o slogan All Aboard!, a final vai contar com a participação de 42 países e realiza-se a 12 de maio no Altice Arena, em Lisboa. Antes, as semi-finais acontecem a 8 e a 10 de maio.
Enquanto país organizador após a vitória na edição de 2017, com a canção Amar Pelos Dois, interpretada por Salvador Sobral, a concorrente portuguesa ficará diretamente apurada para a final do evento.
A 30 de novembro, a primeira vaga de bilhetes para a final esgotou em menos de uma hora. A 20 de dezembro, os bilhetes colocados à venda para três diferentes espetáculos também esgotaram.
A RTP escolhe a 50ª representante de Portugal na grande final em duas semifinais, a decorrerem nos dias 18 e 25 de fevereiro nos estúdios da televisão pública em Lisboa. A final da edição portuguesa acontece a 4 de março no Multiusos de Guimarães.
O Festival Eurovisão da Canção realiza-se desde 1956 e reúne canções dos vários países da Europa, com o número de participantes a crescer com o passar dos anos. Portugal participou pela primeira vez em 1964 com a canção Oração, de António Calvário, que não recebeu qualquer voto. Antes de Salvador Sobral, a melhor participação portuguesa datava de 1996 com a canção "O Meu Coração Não Tem Cor", cantada por Lúcia Moniz, que alcançou o sexto lugar.