Em direto
Pós-legislativas. Presidente da República continua a auscultar partidos

Punhal de Tutancámon construído a partir de ferro meteórico

por Lusa

Cairo, Egito, 02 jun (Lusa) -- A análise científica de um punhal com 3.300 anos, que foi enterrado com o faraó Tutancámon, apoia a teoria de que este foi construído a partir de ferro meteórico, de acordo com um novo estudo.

"O nosso estudo confirma que os antigos egípcios atribuíram grande valor ao ferro meteórico para a produção de objetos preciosos," afirmaram os cientistas italianos e egípcios que realizaram o raio x para analisar o punhal.

O faraó Tutancámon morreu com 19 anos em 1324 AC depois de apenas nove anos no trono.

O seu túmulo, descoberto em 1922 pelo egiptólogo britânico Howard Carter, continha artefactos incluindo uma máscara de ouro com 11kg, que na altura revitalizou o interesse global na egiptologia.

De acordo com os autores deste estudo, Howard Carter encontrou o punhal na coxa direita do faraó, embrulhado no revestimento da múmia.

Estes achados condizem com uma análise feita a um cemitério com 5.000 anos da vila egípcia El-Gerzeh, em 2013. Os artigos analisados em 2013 mostram que os primeiros artefactos de ferro encontrados foram construídos a partir de um meteorito, segundo um artigo publicado em maio na revista Meteoritics & Planetary Science.

Como resultado, "sugerimos que os antigos egípcios atribuíram grande valor ao ferro meteorítico para a produção de ornamentos ou objetos cerimoniais," afirmaram os cientistas responsáveis pelo estudo.

A qualidade do punhal "sugere uma mestria significativa de trabalho com ferro na altura de Tutancámon", acrescentam os cientistas.

Outros artefactos antigos feitos de ferro foram encontrados em variadas outras partes do mundo e identificados como sendo de origem meteorítica, os cientistas esclareceram.

Tópicos
PUB