Um livro com testemunhos sobre a intervenção política, cívica e trabalho de investigação de Eurico Figueiredo, intitulado "Estudos e Ensaios", vai ser lançado sexta- feira na Livraria Ler Devagar (Lisboa), numa homenagem ao médico psiquiatra.
Editado conjuntamente pelo Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) e as edições Afrontamento, o livro tem prefácio do Presidente da República, Jorge Sampaio, que destaca o trabalho pioneiro do homenageado no ensino da psiquiatria na universidade pública portuguesa.
"Estudos e Ensaios", segundo a CEPESE, tem fundamentalmente como objectivo homenagear Eurico de Figueiredo, actualmente professor catedrático da Universidade do Porto e "homem público de reconhecido mérito".
Eurico Figueiredo, doutorado em Medicina e especialista em psiquiatria, foi deputado do PS, escreveu vários livros nas áreas da psicologia e da cultura e recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
No prefácio do livro, o Presidente da República sublinha igualmente a intervenção política e cívica de Eurico Figueiredo ao longo da sua vida, marcada pela luta contra a ditadura, combate que lhe custou a privação da liberdade e o levou ao exílio na Suíça.
"Eurico Figueiredo é um combatente da liberdade", escreve Jorge Sampaio na abertura do livro, descrevendo o psiquiatra também como "um radical por método, um homem de coragem por temperamento, frontal por dever ético e um político de visão que convive mal com a mediocridade".
O testemunho do Presidente da República surge entre cerca de uma dezena de outros depoimentos de amigos ou colaboradores do psiquiatra, entre eles o investigador António Barreto e o director do Hospital Magalhães Lemos António Leuchner.
O professor catedrático Carlos Amaral Dias, o ex-ministro da Saúde Paulo Mendo, o gestor Carlos Antunes, o deputado António Braga e a professora Manuela Fleming são outras das personalidades que participam na obra.
"Espírito eminentemente criador, Eurico Figueiredo tanto poderia ter sido artista plástico como homem político fundador de regimes", escreve o professor de História José Medeiros Ferreira.
Através de "Estudos e Ensaios", coordenados por Isabel Babo Lança, o leitor tem acesso a uma avaliação - feita através de colaboradores próximos de Eurico Figueiredo - da importância do trabalho do médico psiquiatra em várias áreas, entre elas as ciências sociais e o fenómeno da toxicodependência.
A apresentação do livro, prevista para as 18:30, terá como intervenientes o Presidente da República e os professores Fernando de Sousa, Medeiros Ferreira e Isabel Babo Lança.
AG.
Lusa/Fim