Prémios Grammy cumprem 50 anos, Kanye West lidera com oito nomeações
Lisboa, 10 Fev (Lusa) - A ausência de Amy Winehouse e o dueto entre Tina Turner e Beyoncé marcam hoje a 50/a cerimónia de entrega dos prémios Grammy, em Los Angeles, com Kanye West a liderar a corrida com oito nomeações.
Kanye West é o favorito à edição deste ano, por conta do álbum "Graduation" (2007), indicado para os prémios de "Melhor álbum" e "melhor álbum rap".
Com seis nomeações segue a cantora britânica Amy Winehouse, que editou o álbum "Back to Black", um dos mais vendidos no Reino Unido em 2007.
Amy Winehouse, que nos últimos tempos tem sido notícia pelos problemas com droga e álcool, não estará presente na cerimónia por lhe ter sido recusado o visto de entrada nos Estados Unidos.
No entanto, está confirmada uma actuação da cantora em directo via satélite a partir de um estúdio em Londres.
Foo Fighters, Jay-Z, Rihanna e Paul McCartney também estão nomeados para esta 50/a edição dos Grammy.
Para melhor álbum alternativo foram escolhidos "Alright, still", de Lilly Allen, "Neon Bible", dos Arcade Fire, "Volta", de Bjork, "Wincing the night away", dos Shins, e "Icky Thump", dos White Stripes.
Na categoria de melhor álbum pop foram seleccionados "Lost Highway", dos Bon Jovi, "The Reminder", de Feist, "It Won`t Be Soon Before Long", dos Maroon 5, "Memory Almost Full", de Paul McCartney, e "Back to Black", de Amy Winehouse.
Feist, Ledisi, Paramore, Taylor Swift e Amy Winehouse integram a categoria de artista revelação do ano.
Para álbum do ano estão nomeados "Echoes, Silence, Patience & Grace", dos Foo Fighters, "These Days", de Vince Gill,"River: The Joni Letters", de Herbie Hancock, "Graduation", de Kanye West, e "Back to Black", de Amy Winehouse.
Na categoria de melhor álbum de world music, três dos cinco nomeados são brasileiros: a estreante Céu ("Céu"), Gilberto Gil ("Gil Luminoso") e Bebel Gilberto ("Momento").
Ao longo da noite estão previstas várias actuações, com destaque para o dueto entre Tina Turner e Beyoncé e a presença de Aretha Franklin.
Rihanna, Andrea Bocelli, Feist, Foo Fighters e Alicia Keys também irão actuar.
Para apresentar os vencedores estão confirmadas as presenças de, entre outros, Tony Bennett, Nelly Furtado, Prince, Ringo Starr e Stevie Wonder.
A actriz e cantora Doris Day, o compositor Burt Bacharach, o grupo The Band, o músico de jazz Cab Calloway, o baterista Max Roach e o violinista Itzhak Perlman vão receber um Grammy de carreira.
Os Grammy são considerados os mais importantes prémios de música atribuídos nos Estados Unidos, à semelhança do que acontece com os Óscares na área do cinema, e distinguem artistas editados no mercado norte-americano em 110 categorias diferentes, do gospel ao rock, do jazz à música clássica.
SS.