Os Prémios Acesso Cultura 2018, que distinguem boas práticas na área da acessibilidade cultural, são hoje anunciados pela organização, numa cerimónia na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, a partir das 18h30.
Organizados pela Acesso Cultura - Associação Cultural, criada em 2013, os prémios têm como objetivo distinguir entidades que apliquem boas práticas na área da acessibilidade cultural, tanto a nível físico, como social e intelectual.
A entrega dos galardões - aos quais concorreram este ano 27 entidades - acontece durante a Semana Acesso Cultura, que continua até domingo, abrindo ao público portas de instituições e promovendo debates nesta área, em vários pontos do país.
O júri dos prémios deste ano é composto por Cecília Folgado, na área da comunicação cultural, Diana Bastos Niepce, bailarina e coreógrafa, e Francisca Carneiro Fernandes, gestora cultural.
Ao longo dos anos, a Acesso Cultura tem vindo a promover várias iniciativas, desde inquéritos, formação e debates, às chamadas "Sessões Descontraídas", sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural, que decorrem numa atmosfera "com regras mais tolerantes" quanto "a movimento e barulho na plateia", tendo em conta públicos com necessidades especiais.