Prémio Pessoa atribuído ao compositor Luís Tinoco

por RTP
Tiago Petinga - Lusa

O Prémio Pessoa de 2024, no valor de 70 mil euros, foi esta quinta-feira atribuído ao compositor Luís Tinoco, anunciou o júri em conferência de imprensa no Palácio de Seteais, em Sintra.

Há quase duas décadas que o Prémio Pessoa não era atribuído na área da música. Este ano o laureado é compositor e colaborador da Antena 2.

Rui Vieira Nery explicou que o "mérito absoluto do premiado" foi o que fez o júri escolher Luís Tinoco, assim como a "solidez da carreira do compositor" e a "projeção internacional significativa".
O júri integra Ana Pinho, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, Emílio Rui Vilar, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques, com Francisco Pedro Balsemão a presidir e Paulo Macedo como vice-presidente.O valor do prémio subiu este ano de 60 mil para 70 mil euros.


O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que “visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”.

Tópicos
PUB