Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Prémio literário Booker 2024 conhecido hoje

por Lusa
Cinco mulheres entre os finalistas thebookerprizes.com

O vencedor do prémio literário Booker, para obras escritas em inglês e publicadas no Reino Unido e Irlanda, é anunciado esta terça-feira entre um conjunto de finalistas composto por cinco mulheres e um homem, na maior representação feminina de sempre.

A lista de seis finalistas é composta pelos livros “Stone Yard Devotional”, da australiana Charlotte Wood, “Orbital”, da britânica Samantha Harvey, “Held”, da canadiana Anne Michaels, “The Safekeep”, da neerlandesa Yael van der Wouden (a primeira vez que um escritor daquele país é finalista), “James”, do norte-americano Percival Everett, e “Creation Lake”, da sua conterrânea Rachel Kushner. 

O prémio foi conquistado por 20 mulheres desde a sua criação em 1969.

Apesar de mais nenhum livro finalista estar editado em Portugal, há quatro autores com obra publicada em território nacional: Percival Everett (“As Árvores”), Samantha Harvey (“Os Espaços em Branco”), Rachel Kushner (“Os Lança-Chamas”, “Telex de Cuba”, “O Quarto de Marte”) e Anne Michaels (“Peças em Fuga”).

O prémio Booker tem o valor de 50 mil libras (59,4 mil euros) e impacto nas vendas a nível global. 

No ano passado, o vencedor do Booker foi "Canção do Profeta", do irlandês Paul Lynch, que viu as vendas disparar 1.500% na semana após a atribuição do prémio.

PUB