Virgílio Ferreira, com "Rainbow", e João Margalha, com "Paisagens Artificiais", foram os vencedores do Prémio Fnac de Fotografia 2005, anunciou aquela cadeia livreira.
O júri, constituído por Tereza Siza (directora do Centro Português de Fotografia), Laura Serani (directora das Galeries Photo Fnac), Fátima Marques Pereira (professora na Escola Superior Artística do Porto), Rita Carmo (fotógrafa) e David Clifford (sub-editor de Fotografia do Público), reuniu- se entre Maio e Junho.
Entre os 110 trabalhos a concurso, foram ainda atribuídas menções honrosas a Carlos Almeida ("4 Temas: 4 Séries"), Catarina Campos ("Estudo sobre Imagens da Morte"), Tiago Ferreira ("Imagens de Moçambique"), Etsuko Kimura "In the Neighbourhood: Streets from New York", Alexandra Ribeiro ("De um palmo do chão a um palmo do mundo") e Rui Tremoceiro ("Beirute - Damasco").
De acordo com o regulamento do concurso, disponível no site da Fnac (www.fnac.pt), os trabalhos vencedores irão participar nos Encontros Internacionais de Fotografia em Arles, França.
Virgílio Ferreira nasceu no Porto em 1970, frequentou cursos em diversas instituições do ensino de fotografia, nomeadamente na École des Arts et Metiers de l+Image 21, em Paris.
Possui ainda um curso avançado de fotografia cinematográfica na Escola Internacional de Cinema, em Cuba, e é formador e professor na área da fotografia.
João Margalha nasceu no Barreiro em 1966, licenciou- se em Planeamento Regional e Urbano e tem um mestrado em Planeamento do Ambiente Urbano, sendo director técnico em consultoria ambiental e assistente na Universidade de Aveiro.
Entre os seus interesses fotográficos mais recentes contam-se os métodos e técnicas de captura, edição e impressão de imagens digitais.
Com a vitória no Prémio Fnac de Fotografia, as imagens de Virgílio Ferreira e João Margalha candidatam-se ainda ao Prémio Europeu Fnac de Fotografia, cujo vencedor será exposto na Fnac em Paris no Outono, seguindo-se, durante três anos, um périplo pelas cidades europeias onde a Fnac está presente.
Com 101 galerias em França, Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Taiwan, a Fnac promove cerca de 400 exposições por ano.
As Galerias Fotográficas da Fnac organizam igualmente diversas manifestações em torno da fotografia, caso de debates e projecções, e participam em festivais como Le Mois de la Photo (Paris), Visa pour l+Image (Perpignan, França), La Primavera Fotográfica (Barcelona) ou Les Rencontres de la Photographie Africaine (Bamako, Mali).
A Fnac dispõe já de uma colecção própria com cerca de um milhar de fotos.