Preconceito e marginalização dos travestis é agora maior do que nos anos 1980 - Belle Dominique
Lisboa, 29 Jun (Lusa) -- Mais de três décadas depois de ter criado a personagem Belle Dominique, Domingos Machado considera que o preconceito e a marginalização do espetáculo de travestis em Portugal é agora maior do que nos anos 1980.
Domingos Machado tem 60 anos, durante mais de 20 anos foi assistente de realização na RTP e há 35 faz espetáculos de travesti, algo "quase terapêutico". Para comemorar a data, organizou uma exposição, hoje inaugurada na Galeria Espaço Docas, na Doca de Santo Amaro em Lisboa, que passa em revista a vida de Belle Dominique.
Fazendo uma retrospetiva aos últimos 35 anos, considera que "hoje o preconceito está mais marcado". "Quando se começou, era tudo um grande sortilégio, mistério, e as pessoas estavam com curiosidade e predisposição para saberem o que é que se passava. Hoje o espetáculo está um bocado marginalizado na cabeça das pessoas, têm mais preconceito em ver", afirmou em declarações à Lusa. A exposição comemorativa dos 35 anos de carreira de Belle Dominique, de entrada gratuita, está patente até 17 de julho.