Os institutos Camões e Português do Oriente assinaram em Jacarta um memorando com a Universidade Indonésia para reforço da divulgação da língua e cultura portuguesas na Indonésia, disse hoje o embaixador de Portugal à Agência Lusa.
José Santos Braga acrescentou que o acordo, assinado segunda- feira, prevê a cooperação no domínio do ensino da língua portuguesa, comprometendo-se os dois institutos portugueses a designar um leitor de Português, a ceder materiais bibliográficos, multimédia e audiovisuais e a atribuir bolsas de estudo a docentes e alunos da Universidade Indonésia de Jacarta.
O documento foi assinado, do lado português, pelo presidente do Instituto Português do Oriente (IPOR), António Vasconcelos de Saldanha, e do lado indonésio pela directora da Faculdade de Letras, Ida Sundari Husen.
A Universidade Indonésia de Jacarta, uma das maiores e mais conceituadas do país, vai agora estudar a possibilidade de estabelecer um acordo de cooperação com uma universidade portuguesa.
Assistiram à cerimónia, além de professores e alunos, o reitor da Universidade Indonésia de Jacarta e Maria Emília Irmler, leitora do Instituto Camões/IPOR.