Personalidades do cinema escolhem os filmes a legar às gerações vindouras
Londres, 3 Set (Lusa) - Para celebrar o seu 75.º aniversário, o British Film Institute pediu a 75 personalidades do mundo do cinema que elegessem a película que gostariam de legar às gerações futuras - e as surpresas não faltaram.
A actriz francesa Juliette Binoche escolheu "Sacrifício" (1986), do russo Andrei Tarkovski, o realizador britânico Ken Loach optou por "Comboios rigorosamente vigiados" (1966), do checo Jiri Menzel, e o actor Roger Moore, que encarnou o agente 007, preferiu "Lawrence da Arábia" (1962), do britânico David Lean, que reaparece na lista com outra das suas grandes obras,"A filha de Ryan" (1970).
Tarkovski parece ser um dos cineastas favoritos das actrizes. A australiana Cate Blanchett escolheu também uma das suas películas mais famosas, "Stalker" (1979).
O realizador britânico Ken Russell manifestou o seu apreço por "Metrópolis" (1927), de Fritz Lang, e o também realizador Paul Greengrass elegeu "A Batalla de Argel" (1966), de Gillo Pontecorvo.
Outras películas seleccionadas foram "If", de Lindsay Anderson, "Mississippi em chamas", de Alan Parker, "Doutor Estranho Amor" e "Espártaco", de Stanley Kubrick, "O sétimo selo", de Ignmar Bergman, "8 e meio", de Fellini, e "Ivan, o Terrível", de Eisenstein.
Figuram também na lista "O império do sol", de Steven Spielberg, "Blade Runner-Perigo iminente", de Ridley Scott, "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino, "Touro enraivecido", de Martin Scorsese, e "O Padrinho - parte I", de Francis Ford Coppola.
O compositor Michael Nyman, autor da música de muitas das películas do realizador britânico Peter Greenaway, exprimiu a sua preferência por "Luz silenciosa" (2007), do mexicano Carlos Reygadas.
O British Film Institute convidou o público em geral a escolher os seus filmes favoritos ao longo do próximo mês utilizando o portal na internet (http://www.bfi.org.uk/75/visions_future/vote). As cinco películas com maior número de votos serão exibidas, primeiro, na própria cinemateca e, a seguir, noutras salas do Reino Unido.
RMM.