"Os 5000 anos de história e fé do povo judeu" relatados em cartas

por Agência LUSA

O livro "Os 5000 anos de História e Fé do Povo Judeu", no qual o historiador britânico Martin Gilbert relata em cartas pessoais o percurso do povo hebraico desde o nascimento até à modernidade, é hoje lançado.

A obra, com chancela da Aletheia Editores, reúne as cartas enviadas pelo historiador à sua tia Fiori, de 90 anos, que pretendia conhecer mais profundam ente a história do seu povo.

Apesar de ser judia de origem húngara, a tia do autor apaixonou-se por um membro da família indiana Nehru, passando grande parte da sua vida na Índia, entre a comunidade hindu.

Já de idade avançada, em 1998, pediu a Martin Gilbert que lhe recomendasse uma obra que relatasse "a história do povo a que pertencia, mas do qual, sessenta e sete anos antes, se afastara, preferindo o calor, a poeira e os desafios da Índia".

O autor decidiu enviar-lha em segmentos, através de cartas semanais, numa troca de correspondência que durou dois anos e meio, relatando um período de cinco mil anos do judaísmo.

As cartas começam com Adão e Eva, prosseguem com a viagem de Abraão des de a Mesopotâmia a Canaã, e acompanham todos os grandes acontecimentos da histór ia judaica, nomeadamente a migração para o Egipto, em busca da Terra Prometida.

Relatam ainda o episódio de Moisés e a revelação dos Dez Mandamentos, o s reinados de David e Salomão, percorrendo ainda os tempos medievais até à idade moderna.

"A minha esperança era a de que a história judaica, apesar dos seus mom entos de tristeza, divisões internas, guerras e sofrimentos por vezes terríveis, revelasse a tenacidade e a capacidade de sobrevivência do seu povo, os seus fei tos, a sua vida comunitária, a sua criatividade", justifica o autor no livro.

Martin Gilbert nasceu em 1936 em Londres, estudou História Moderna no M agdalen College, em Oxford, e tornou-se, em 1968, biógrafo oficial de Churchill, escrevendo seis volumes e emendando onze volumes dos seus documentos.

Também é autor de uma obra sobre o Holocausto, publicou estudos sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais, e doze atlas históricos, entre os quais u m britânico, um americano e um russo.

Foi agraciado em 1990 com a Ordem do Império Britânico por serviços prestados à educação e armado cavaleiro em 1995 por serviços prestados à História e aos negócios estrangeiros britânicos.


PUB