Fátima, 12 mai (Lusa) -- O reitor do Santuário de Fátima disse hoje que novos testes determinaram o adiamento da publicação do resultado do estudo à imagem da Virgem venerada na Capelinha das Aparições, prevista para este mês.
Em conferência de imprensa, no Santuário de Fátima, onde hoje começou mais uma peregrinação internacional, o padre Carlos Cabecinhas explicou que "o aprofundamento dos diversos aspetos do estudo levou" à reavaliação da "calendarização prevista".
"Mas, por outro lado, tivemos a possibilidade de enriquecer o estudo da imagem com outro tipo de exames", adiantou o sacerdote, referindo que tal determinou a deslocação de técnicos do Instituto Politécnico de Tomar ao santuário, "com alguma maquinaria própria especializada, para fazer mais testes de estudo da imagem".
Por esta razão, o santuário "não tem ainda pronto" o estudo, informou.
Em maio do ano passado, o Santuário de Fátima anunciou que o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) iria "proceder a uma análise rigorosa dos materiais e do estado de conservação da escultura de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições".
"Tendo em conta os melhores meios analíticos disponíveis, o estudo envolve técnicas fotográficas, macro e microscópicas, deteção de eventuais biofilmes e análise estratigráfica da peça escultórica. Serão também utilizados métodos espetrométricos para identificação química dos materiais que compõem a policromia e métodos tomográficos para visualização 3D da estrutura, que permitem uma análise rigorosa do suporte e respetivo estado de conservação", referiu então uma nota do santuário.
Citado nessa nota, o reitor do Santuário de Fátima recordou o "significado que a imagem tem para os devotos de todo o mundo" e explicou que "o presente protocolo visa, assim, permitir o estudo daquele que é o mais importante e precioso património do Santuário de Fátima".
"O Santuário de Fátima tem como missão e dever principal acolher os peregrinos e propor-lhes a vivência da mensagem de Fátima, que pensamos que continua plenamente atual. Porque pretendemos possibilitar aos peregrinos uma experiência espiritual forte, entendemos ser nossa grave responsabilidade cuidar da imagem que é venerada na Capelinha das Aparições", disse Carlos Cabecinhas.
A escultura de Nossa Senhora de Fátima, da autoria de José Ferreira Thedim, criada em 1920 para veneração na Capelinha das Aparições, é uma peça de vulto redondo, com 1.037 milímetros de altura, talhada em madeira de cedro do Brasil, com aplicação de policromia, douramento e carnação pela Casa Teixeira Fânzeres, de Braga.