Novo CD de Magdalena Kozena, "Lamento", editado esta semana

por Agência LUSA
Magadalena Kozena DR

A meio-soprano checa, Magdalena Kozena, interpreta peças da família Bach no seu novo CD para a Archiv Produktion, "Lamento", que esta semana chega às discotecas.

Kozena tem recebido elogiosas referências da crítica especializada, que a aponta como "embaixadora do futuro do canto", segundo a publicação Le Monde de la Musique.

Para além de Johann Sebastian Bach, de que interpreta "Vergnugte Ruh" (BWV 170), acompanhada pela Orquestra de Música Antiga de Colónia, a cantora interpreta obras de Johann Christoph Bach, Francesco Bartolomeo Conti e Carl Philipp Emanuel Bach.

A orquestra de Colónia, que toca instrumentos originais de época é dirigida pelo maestro Reinhard Goebel, distinguido com vários prémios internacionais.

A meio-soprano chamou aatenção do público e da crítica, em 1997, na sua primeira gravação para Archiv Produktion, tendo sido apontada como "escolha perfeita" para as gravações de peças de J. S.

Bach.

Para esta gravação Kozena voltou a trabalhar com o maestro Reinhard Goebel, constituindo uma "parceria extraordinária", segundo a musicóloga Amanda Holloway.

"Apesar de as peças descreverem o sentimento do horror que é a vida terrena, há em todo o trabalho feito um sentimento optimista", afirma a cantora lírica numa entrevista publicada pela Archiv Produktion.

Natural de Brno (República Checa), Magdalena Kozena iniciou estudos de canto e piano em 1987 com Neva Megova e Jiri Pesa.

Em 1995 venceu o VI Concurso Internacional de Mozart, em Salzburgo (Áustria) e iniciou uma digressão pelo Japão e Estados Unidos.

Desde então tem repartido a sua carreira entre gravações e as digressões pela Europa, Estados Unidos e Japão, assinando um contrato de exclusividade com a Deutsche Grammophone em 1999.

Este ano, além da edição de "Lamento", estão previstos concertos na Alemanha com a Filarmónica de Berlim, para além de recitais com o pianista Malcom Martineau e digressões com a Basle Chamber Orchestra sob a direcção Pal Goddwin.

PUB