Sessenta e quatro toneladas de amêndoas. Se a Páscoa é uma época de ouro para os mais gulosos, ainda mais para as marcas e lojas que se dedicam o inteiro às amêndoas, chocolates, bombons e outros doces. É o caso da Arcádia Casa do Chocolate, marca familiar e tradicional que se dedica à transformação do chocolate e derivados, e que tem nesta época festiva uma boa fatia da produção e faturação anual.
Antes de chegarem aos expositores, as drageias bonjour ou amêndoas de licor, como são reconhecidas na loja, passam por um processo minucioso. De amêndoas de licor feitas tradicionalmente, passam a ser irreconhecíveis quando são pintadas e decoradas, um processo designado por bordar.
Depois das várias camadas de açúcar, o doce passa a ser também “artesanato”: uma a uma, as amêndoas são pintadas e moldadas à mão, de forma a assumirem figuras como bebés, cenouras, ervilhas ou morangos.
“O trabalho de mão-de-obra é o que mais as distingue”, esclarece Margarida, que tal como o irmão, deixou o emprego para se dedicar inteiramente ao negócio do avô.
Em mais de 80 anos de história, a marca difundiu-se pelo país e está representada em Lisboa, Coimbra, Braga, Guimarães, Estoril, Cascais e Viseu, com um total de 23 lojas.
Manuel Bastos trouxe as receitas de Paris para fundar a Arcádia. Estabeleceu a primeira loja da marca em 1933, em plena Praça da Liberdade, no Porto. O negócio foi passando de geração em geração dentro da família Bastos e os processos de fabrico modernizaram-se inevitavelmente com a crescente procura, sem nunca no entanto abandonar práticas tradicionais como o bordar da amêndoa.
Mas nem só de amêndoas é feita a ementa do período pascal. Os Ovos Decor servem propósitos tanto gustativos como decorativos e, por esta época, podem também assumir a forma de coelhos.
Para além dos afamados doces trabalhados à mão, a marca disponibiliza também as amêndoas torradas ou as amêndoas caramelizadas, estas últimas preparadas meticulosamente em tachos de cobre, e os chocolates de todos os dias – com receitas tão antigas quanto a própria loja.