Museu de Arte de São Paulo fica sem energia eléctrica por falta de pagamento
O Museu de Arte de São Paulo (Masp), um dos mais importantes do Brasil e cartão de visita da cidade de São Paulo, viu terça-feira o seu fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento.
A AES Eletropaulo, distribuidora de energia eléctrica de São Paulo, indicou em comunicado que o fornecimento foi suspenso por causa de uma dívida de três milhões de reais (1,07 milhões de euros).
A dívida seria resultado de "sete anos de recorrente falta de pagamento por parte do museu", referiu a distribuidora de energia.
A direcção do Masp informou que pretende chegar a um acordo "o mais rapidamente possível" com a distribuidora para o restabelecimento do fornecimento de energia.
A direcção informou igualmente que alguns ambientes estão a ser resfriados por meio de geradores próprios de energia eléctrica para não comprometer a conservação de obras de arte.
Inaugurado em 1947, o Masp fica localizado na avenida Paulista, o principal corredor viário da cidade de São Paulo, tradicional local de grandes concentrações e de manifestações públicas.
Actualmente apresenta uma exposição com 120 obras do mestre do impressionismo francês Edgar Degas (1834-1917), "possivelmente uma das mais abrangentes e completas sobre o artista realizada até hoje", refere o museu.
Intitulada "Degas: O Universo de um Artista", a mostra inclui também obras de pintores e escultores que influenciaram o seu trabalho, como Ingres e Corot, ou que por ele foram influenciados, como Picasso e Toulouse-Lautrec.