Mulheres que contam. Marine Antunes

por Silvia Alves - RTP

Sobrevivente de cancro, projeto "Cancro com Humor", autora da série online "À Procura do True Power", embaixadora da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica.

“Aproveita. Aproveita, que isto passa rápido.”

Não é o cancro que define Marine Antunes, mas sim a sua dose extraordinária de boa disposição. Percebendo que o cancro – ao qual sobreviveu há 20 anos – era "tão maior que ela", encontrou uma forma inteligente de "não ir contra ele, mas sim de o contornar".

Fê-lo com humor. Foi uma longa caminhada até deixar de ser apresentada com sussurros em congressos, e o humor passar a ser coisa aceite. Mas, Marine não quer que o humor disfarce nada, quer que o humor desconstrua e traga leveza.

Hoje em dia, as suas palestras destinam-se não só a doentes oncológicos, como também a profissionais de saúde, em Portugal e no estrangeiro.


Nas redes sociais, Marine Antunes está diariamente em contacto com doentes oncológicos, com quem partilha a sua boa disposição, sendo certo que, como diz, "Não se tem cancro da mesma forma, a área geográfica muda tudo".


Licenciada em Ciências da Comunicação, Marine desenhou um programa online que vai agora iniciar uma nova temporada: À Procura do True Power. O programa é irresistivelmente divertido, comunicativo, e gira em torno de pessoas com doença oncológica, que partilham com Marine o que descobriram em si, na sua vida e à volta dela, desde o diagnóstico. O programa promove a vida e não a doença, mostrando que é possível ser feliz no caos.

Em 2024, a RTP convidou Marine para apresentar os convidados da nova temporada da série À Procura do True Power, também em televisão – para ver no programa "Praça da Alegria’" nas últimas quintas-feiras de cada mês.


Espalhar a palavra é preciso e, por isso, Marine Antunes conta já com uma série de livros publicados.


Juntamente com o marido, Tiago Castro, Marine Antunes lançou o projeto “Se Podes Sonhar, Podes Concretizar” que visa empoderar os jovens e inspirá-los a empenhar-se no seu percurso escolar para chegarem a realizar os seus sonhos, mesmo que sejam jovens com vulnerabilidades, uma experiência pela qual o próprio Tiago passou na adolescência, e como ator, no papel de Crómio. Chegaram já a mais de 18 mil jovens.
PUB