Mulheres ocidentais escolhem homem chinês ideal

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Xangai, China, 04 Dez (Lusa) - O actor chinês Andy Lau, natural de Hong Kong, é o homem chinês que a maioria as mulheres ocidentais a viver em Xangai escolheria para casar, segundo um estudo que a imprensa estatal chinesa hoje divulgou.

Andy Lau, protagonista do filme "Warlords", que será lançado a 13 de Dezembro nos Estados Unidos, foi o eleito de 108 mulheres ocidentais de Xangai que participaram numa sondagem para a escolha do homem chinês ideal, com Jet Li, a estrela dos filmes de kung fu, a ficar em segundo lugar na sondagem, refere o jornal oficial China Daily.

"Apesar de Li ser menos famoso do que Jackie Chan, ele atrai mais as mulheres ocidentais", explicou Zhang Jiehai, professor na Academia de Ciências Sociais de Xangai que orientou a equipa de 11 profissionais da China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda que realizou o estudo.

Segundo o China Daily, a equipa mostrou às mulheres entrevistadas 18 fotografias de rosto de homens chineses como Jet Li, Jackie Chan e o realizador Wong Kar-wai, e pediu-lhes que escolhessem o marido ideal.

As entrevistadas também tiveram de escolher o namorado e o colega de trabalho da sua preferência e avaliaram os homens chineses mais e menos bonitos.

O actor Takeshi Kaneshiro, que é metade japonês e metade chinês e protagonizou o filme "O Segredo dos Punhais Voadores", foi votado o homem mais atraente e o namorado preferido pelas entrevistadas.

Tony Leung, o actor que protagoniza "Lust, Caution", o último filme de Ang Lee, ficou no quinto lugar no que diz respeito à beleza.

O actor de televisão Li Yapeng, muito popular na China, foi votado o menos atraente devido ao cabelo comprido, considerado fora de moda.

Wong Kar-wai, realizador do filme "2046", foi seleccionado como o segundo menos atraente porque se apresenta sempre de óculos de sol e de cigarro na mão.

"Para muitas chinesas, Wong é considerado um homem com muito estilo, mas não faz o género das mulheres ocidentais", afirmou Zhang. "Parece que se quer esconder por trás dos óculos", acrescentou.

O professor Zhang explicou que o estudo foi realizado com o objectivo de entender quais as imagens que os filmes chineses estão a divulgar no mundo.

"Os filmes são a maior forma de influência na construção das imagens ideais das pessoas dos diferentes países", observou Zhang.

VZP.

Lusa/Fim


PUB