Mulheres, jovens e solteiras, são principais consumidores de cinema no Grande Porto - Estudo

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Porto, 13 out (Lusa) -- Mulheres, com idades entre os 18 e os 24 anos, solteiras, estudantes e com gosto por comédias e dramas norte-americanos, são as caraterísticas principais que moldam o perfil atual dos consumidores de cinema do Grande Porto.

Um estudo sobre o perfil do consumidor de cinema no Grande Porto, realizado através de inquéritos em junho deste ano por alunas do mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, indica que o perfil do consumidor é, essencialmente, constituído por "mulheres solteiras", "jovens estudantes", entre os 18 e os 24 anos, que vivem no Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos e vão, em média, uma vez por mês ao cinema.

Os filmes que visionam são "comédias" e "dramas", na maioria de realização norte-americana, lê-se no documento enviado hoje à Lusa, referindo-se ainda que as principais atividades de lazer daquelas mulheres é, além das idas ao cinema, ouvir música, passear e ver televisão.

A maioria destas mulheres vai ao cinema, por norma, com os amigos ou com o namorado, usa o carro, e o tempo para chegar ao destino é entre os 15 a 20 minutos.

Nas idas ao cinema, as inquiridas referem que frequentam, principalmente, o "Norteshopping e o UCI Arrábida 20", locais que classificam como "bons" cinemas.

Quanto à questão da existência de um novo cinema na Baixa do Porto, o estudo conclui que quase todos os inquiridos têm "interesse nesse facto", sendo que as sugestões recolhidas apontam para conceitos de "cineclube" e "cinema ao ar livre" e para a existência de "transportes públicos" e "estacionamento nas imediações".

As pessoas mostram interesse pela grande variedade de filmes e estão dispostas a pagar entre três e quatro euros, um valor próximo ao dos cinemas comerciais.

"Se dependesse da população do Grande Porto da amostra deste estudo (...) criava-se um cinema comercial, com transportes públicos e estacionamento nas imediações, que deveria apresentar uma grande variedade de filmes nos quais os consumidores estariam dispostos a pagar entre três a quatro euros por bilhete", acrescenta o estudo.

O estudo universitário foi realizado pelas alunas Renata Silva e Rosa Alexandra Matos, do mestrado em Ciências da Comunicação, variante Cultura, Património e Ciência, no âmbito da disciplina "Seminário de Políticas e Mediação Cultural", lecionada por Nuno Moutinho.

A Grande Lisboa é a região onde as pessoas mais vão ao cinema, em segundo surge o Litoral Norte, em terceiro o Interior Norte e em quarto o Litoral Centro.

O Grande Porto só aparece em quinto lugar, estando em último o Sul do país, segundo dados da Marktest citados pelo estudo.

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