Morreu o realizador de cinema Stuart Rosenberg

por Agência LUSA

O realizador de "O presidiário" (Cool hand luke) e da série televisiva "Os intocáveis", Stuart Rosenberg, faleceu na sua residência, aos 79 anos, vítima de ataque cardíaco, informou hoje o seu filho Benjamin.

A morte de Rosenberg ocorreu já na passada quinta-feira mas apenas hoje foi tornada pública.

Rosenberg nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, em 1927 e, nos anos 50, começou a dirigir séries de televisão, a primeira das quais, "Decoy", com a actriz Beverly Garland no papel de uma agente policial.

Outras séries que dirigiu foram "Alfred Hitchcock Presents" e "A quinta dimensão" (The twilight zone).

"O presidiário", de 1967, com Paul Newman e George Kennedy à frente do elenco, contava a história de um recluso rebelde numa prisão do sul dos Estados Unidos.

Candidata a quatro Óscares da Academia, a película conquistou apenas um: o de melhor actor secundário, para George Kennedy.

Depois de "O presidiário", Rosenberg dirigiu Jack Lemmon e Catherine Deneuve em "The April fools" e assinou ainda a realização de "WUSA", "Pocket Money" e "The drowning pool", nas quais voltou a trabalhar com Newman.

A sua filmografia inclui títulos como "The Brubaker", com Robert Redford, "The amityville horror" e "My heroes have always been cowboys", o seu último filme.


PUB