Paris, 10 mar (Lusa) -- O desenhador e artista de banda desenhada Jean Giraud, conhecido como Moebius, morreu hoje aos 74 anos, vítima de doença prolongada, de acordo com um colega de trabalho.
Jean Henri Gaston Giraud foi um dos principais cartoonistas franceses, tendo também alcançado a fama no Japão e nos Estados Unidos.
Nascido em Nogent-sur-Marne, a este de Paris, a 08 maio de 1938, começou como ilustrador para publicitários e para a indústria da moda antes de se dedicar à banda desenhada.
Jean Giraud, que adotou o pseudónimo Moebius para ilustrações em revistas e livros de ficção científica, deu vida aos textos de Jean-Michel Charlier e juntos criaram o"western" de aventuras do "Tenente Blueberry", uma série que a edição portuguesa da revista "Tintin" publicou durante os anos 70.
O artista criou universos de ficção científica, dos quais surgiram obras de BD que entraram diretamente para a história da nona arte, sendo esse o caso de títulos como "A Garagem Hermética" e "Arzach". Juntamente com o argumentista de origem chilena Alexandro Jodorowsky, desenhou, entre outros, o álbum "Os Olhos do Gato" e uma das mais simbólicas sagas de ficção-científica com as aventuras do detective John Difool, na série "O Incal", estando esta última traduzida em português.
Para além de ter publicado o seu trabalho em várias revistas francesas, Moebius trabalhou ainda com artistas japoneses de manga e co-produziu uma aventura do super-herói norte-americano O Surfista Prateado com Stan Lee, pai de grande parte das criações da Marvel.