Los Angeles, Estados Unidos, 12 dez (Lusa) -- O músico indiano Ravi Shankar faleceu, esta terça-feira, em San Diego, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, aos 92 anos, indicou a família num comunicado.
O sitarista, pai da cantora Norah Jones, sofria desde o ano passado de problemas de foro respiratório e cardíaco, o que o levou a submeter-se, na quinta-feira, a uma intervenção cirúrgica para substituir uma válvula cardíaca.
"Ainda que a operação tenha sido bem-sucedida, a recuperação foi demasiado difícil para o músico de 92 anos", indica um comunicado, citado pelas agências internacionais.
O artista residia no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, apesar de ainda manter as casas que possui na Índia.
Ravi Shankar, casado com Sukanya Rajan, tinha duas filhas: Norah Jones e Anoushka Shankar Wright, três netos e quatro bisnetos.
"Infelizmente, apesar dos esforços dos cirurgiões e dos médicos que cuidaram dele, o seu corpo não foi capaz de suportar o esforço da operação. Estávamos a seu lado quando morreu", declarou a família, numa nota citada pelas agências internacionais.
A família ainda não divulgou informações relativamente ao local e horário da cerimónia fúnebre.
Não obstante os problemas de saúde, Ravi Shankar continuou a dar espetáculos, tendo realizado o seu último concerto a 04 de novembro, em Long Beach, em Los Angeles, com Anoushka Shankar.
Ravi Shankar nasceu em Varanai (Utar Pradesh, Índia), a 07 de abril de 1920.