Morreu Michael K Williams. Tinha 54 anos

por Carla Quirino - RTP
Caitlin Ochs - Reuters

Foi Omar Little na série The Wire, foi Chalky White em Boardwalk EmpireBoardwalk, foi "das pessoas mais talentosas e gentis" dizem os companheiros de tela. Michael K Williams estava nomeado para três Emmy. A polícia encontrou-o no apartamento em Nova York já sem vida. Tinha 54 anos.

O cineasta James Gunn descreveu Williams como uma das "almas mais gentis que já conheci”.

Muitos atores tem prestado homenagem na rede Twitter

John Cusack acrescenta que para além da rara sensibilidade, carisma e inteligência, Michael levou a dignidade e humanidade aos recantos mais sombrios e achava que não poderia ser de outra maneira. 


Nasceu em Nova York no ano de 1966, iniciou a carreira nos palcos como bailarino e acompanhou Madonna e George Michael.

Tornou-se ator com a prestigiosa companhia de teatro, National Black Theatre Company.

Ficoi muito conhecido por interpretar Albert "Chalky" White, um poderoso gangster, do período da Lei Seca, na série televisiva Boardwalk Empire, entre 2010 e 2014.

Recentemente, vestiu a pele de um ladrão homossexual de gangues de droga em The Wire, por mais de 60 episódios, transmitidos na cadeia HBO.

Em 2018 numa entrevista à BBC, Williams explicou que o sucesso da série se devia ao retrato que fazia do "ambiente que está acontecer nos Estados Unidos". 

Nessa conversa Michael K Williams disse que The Wire "Mergulhou tão honestamente no que estava de errado na nossa sociedade, desde o departamento de polícia até aos nossos legisladores, do nosso sistema escolar e aos media. The Wire representou o que estava a acontecer na nossa comunidade".
 
O ator Travon Free descreve Williams como um "maldito génio, um ícone homossexual negro que desafiou as ideias da masculinidade negra num momento em que não era fácil. Era um homem verdadeiramente incrível. Uma grande perda", citado no The Guardian.

O porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York, John Grimpel, disse que a polícia se deslocou à residência de Williams em Brooklyn depois de receber uma ligação de emergência às 14h na segunda-feira.

O ator tinha admitido publicamente que a nível pessoal já travava uma luta com drogas a algum tempo.
Os media americanos dizem que terá morrido de overdose, mas não há qualquer confirmação.

Deixa um filho.
Tópicos
PUB