Joe Simon, criador com Jack Kirby do super-herói Capitão América e um dos guionistas mais populares da história da banda desenhada, morreu aos 98 anos, informou a Vanguard Productions.
Simon, que nasceu a 11 de outubro de 1919 em Rochester (Nova Iorque), morreu quarta-feira na sua casa no mesmo estado na sequência de uma doença de que padecia e que não foi revelada.
"Joe viveu uma vida plena e ficamos felizes por constatar que teve tempo de ver como Capitão América teve tanto êxito no último filme", refere a Vanguard Productions na sua página do Facebook.
Simon e Kirby, falecido em 1994, criaram em 1940 a personagem de banda desenhada Capitão América, um jovem doente que recebe uma injeção de um soro especial e se transforma na arma perfeita das Forças Armadas dos EUA para derrotar os nazis durante a II Guerra Mundial.
A roupa de Capitão América faz lembrar a bandeira norte-americana e tem sempre um escudo indestrutível com uma estrela que lança contra os seus inimigos.
A história deste super-herói chegou em maio ao cinema com o filme de Hollywood "Capitão América: O Primeiro Vingador", com o ator Chris Evans a assumir o papel do soldado musculado.
O primeiro número do Capitão América foi publicado a 20 de dezembro de 1940 na Timely, que um ano depois se transformou na Marvel Comics.