Morreu Estelle Bennett, uma das Ronettes

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Nova Iorque, 13 Fev (Lusa) - Estelle Bennett, uma das Ronettes, o trio vocal feminino que nos anos 60 se tornou famoso com "Be my baby" e popularizou a "parede de som" de Phil Spector, morreu em Nova Jersey com 67 anos.

De acordo com fonte da família, a polícia encontrou quarta-feira Estelle Bennett morta no interior do seu apartamento, em Inglewood, depois dos seus familiares terem tentado contactá-la sem êxito.

Desconhecem-se ainda a data da morte e as causas, referiu Jonathan Greenfield, marido da irmã de Estelle, Ronnie Spector, a principal vocalista do trio.

As Ronettes, produzidas pelo lendário Phil Spector, formadas pelas irmãs Ronnie (Verónica) e Estelle Bennett e pela prima Nedra Talley, foram o primeiro grande grupo vocal feminino da música pop, admiradas por Beatles e Rolling Stones, e agora copiadas, no estilo de penteado exótico, por Amy Winehouse.

Em 1963 conseguiram o segundo lugar na tabela de vendas com "Be my baby", que estreou na música pop o que ficou conhecido pela parede de som ("Wall of sound"), uma mistura de vários instrumentos, com múltiplas gravações sobrepostas, gerando uma verdadeira parede rítmica, suave e com efeitos de eco.

As Ronettes tiveram uma carreira de êxitos, de que se destacam também "Walkin` in the rain", "Baby I love you" e "Sleigh Ride" e "I can hear music".

O grupo separou-se em 1967 e no ano seguinte Ronnie Bennett casou com Phil Spector, de quem se divorciou seis anos depois.

JPA


PUB