Morreu Eddie Van Halen aos 65 anos

por RTP
Eddie Van Halen morreu terça-feira dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, depois de uma longa batalha contra um cancro na garganta. Na imagem, Eddie a tocar em 6 de janeiro de 2012, num concerto privado dos Van Halen em Nova Iorque Reuters

Eddie Van Halen morreu esta terça-feira aos 65 anos, depois de uma longa batalha contra o cancro. O guitarrista holandês fundou o grupo de hard rock com o mesmo nome, em 1972, ao lado do irmão mais velho e baterista, Alex, e do cantor David Lee Roth.

O grupo acabou por se tornar um nome incontornável da música dos anos 80.

O anúncio do óbito foi feito pelo seu filho, Wolfgang, na rede Twitter.

"O meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu o seu longo de difícil combate contra o cancro esta manhã", escreveu Wolf Van Halen.

O músico combatia um cancro na garganta há uma década. Morreu no hospital St. John's em Santa Monica, nos Estados Unidos, acompanhado pela mulher, Janie, e por Wolfgang, referiu o portal TMZ.
 

"Não acredito que tenho de escrever isto, mas o meu pai perdeu a sua longa e dura batalha contra o cancro. Ele foi o melhor pai que eu podia ter imaginado. Tudo o que partilhei com ele fora e dentro do palco foi uma bênção. Tenho o coração partido e acho que nunca vou recuperar verdadeiramente desta perda", tweetou horas depois o filho.
Beat It
Considerado um dos melhores guitarristas de rock do mundo, inspirador da sua geração, Eddie fundou em Los Angeles, EUA, os Van Halen com Alex e David Lee Roth. O grupo tornou-se um marco do Sunset Strip nos anos seguintes.

Em 1978 lançaram o álbum com o próprio nome, que chegou ao 19º lugar na Billboard e se tornou um dos maiores sucessos da música do início da década de 80 do século XX.

Eddie era considerado uma lenda da guitarra.

Entre as várias homenagens dos fãs, que inundaram as redes sociais, houve quem recordasse o seu contributo para o sucesso de um dos maiores êxitos de Michael Jackson.


"Da próxima vez que ouvirem "Beat It" de Michael Jackson, do álbum Thriller, o solo de guitarra perfeito nota a nota a meio da música é o Eddie Van Halen, Eddie tocou GRATUITAMENTE! e nunca foi compensado, fê-lo como um favor ao produtor Quincy Jones", recordou Adnan Sami.

Eddie, dizem outros, recebeu uma grade de cervejas pelo seu solo de guitarra em Beat it.


Houve quem lembrasse que o virtuosismo de Eddie era ainda mais marcante pela felicidade com que tocava.

"O que eu mais gostava mais no Eddie Van Alen não eram os riffs, os solos ou como ele reinventava o instrumento. Era a forma como ele sorria quando tocava. A alegria do homem. Como se pode ser o melhor do mundo numa coisa e continuar maravilhado por ela como um miúdo. Muito, muito obrigado, Eddie" escreveu Adam Richie.

Entre as múltiplas homenagens e artigos publicados, um em especial, de Lenny Kravitz.


"O Céu vai ficar elétrico hoje à noite", escreveu Kravitz.
Melhor do mundo
A atriz Valerie Bertinelli, esposa de Eddie ao longo de 26 anos, republicou o tweet do filho de ambos.

Gene Simmons, vocalista dos Kiss, escreveu na mesma rede social. "Tenho o coração partido. Eddie não era só um deus da guitarra, mas genuinamente uma alma bela".Eddie Van Halen nasceu em Amsterdão em 1955 e estudou piano clássico depois de se mudar com a família para Pasadena, subúrbio de los Angeles, nos Estados Unidos da América, no início dos anos 60.

Depois de estudar guitarra, ele e o irmão mais velho formaram as primeiras bandas que viriam a tornar-se os Van Halen dos anos 70. Além de Eddie, de Alex e de David Lee Roth, contavam ainda com o baixista Michael Anthony.

Os solos de guitarra de Eddie depressa marcaram a cena musical da Strip.

Ao seu primeiro álbum de 1978 seguiram-se uma série de outros enormes sucessos. Hits como "Ain't Talkin' 'Bout Love,""Jump," "Panama" e "Hot for Teacher" permanecem na memória de gerações.

A técnica pioneira de Eddie Van Halen colocou-o ao lado de nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jimmy Page dos Led Zeppelin.

Em 2012, Eddie foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos numa sondagem aos eleitores da revista Guitar World.

Roth abandonou os Van Halen em 1984, tendo sido substituído por Sammy Hagar. "De coração destroçado e sem palavras. O meu abraço à família", reagiu Hagar esta terça-feira no Twitter, ao anúncio da morte de Eddie.
PUB