O ator Donald Sutherland, estrela de filmes tão recentes como "Os jogos da Fome", morreu esta quarta-feira aos 88 anos, anunciou o filho, o também ator Kiefer Sutherland, na rede X.
"Com um coração pesado, informo-vos que o meu pai, Donald Sutherland, faleceu", escreveu Kiefer.
With a heavy heart, I tell you that my father, Donald Sutherland, has passed away. I personally think one of the most important actors in the history of film. Never daunted by a role, good, bad or ugly. He loved what he did and did what he loved, and one can never ask for more… pic.twitter.com/3EdJB03KKT
— Kiefer Sutherland (@RealKiefer) June 20, 2024
"Pessoalmente, penso que foi um dos mais importantes atores da história do cinema. Nunca um papel o assustou, bom, mau ou feio. Amava o que fazia e fazia o que amava e ninguém pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida", concluiu em homenagem, numa publicação ilustrada por uma fotografia de ambos, quando Kiefer era ainda criança.
Donald Sutherland faleceu após doença prolongada.
Nascido em 1935 em Saint John, no Canadá, Donald Sutherland foi uma constante no grande ecrã durante décadas, para onde saltou, a partir da televisão, com o filme "Doze Indomáveis Patifes", de Robert Aldrich, em 1967, num elenco que incluiu nomes como Charles Bronson, Lee Marvin, Jim Brown, John Cassavetes ou George Kennedy.
O ator canadiano, alto, magro e de rosto comprido tornou-se um ícone com filmes como “MASH”, de Robert Altman, no qual encarnou Hawkeye Pierce.
“Klute” e “Aquele inverno em Veneza” fazem também parte da ampla carreira de Sutherland, que continuou em filmes como ““Ordinary People” e “Without Limits”.
Durante mais de meio século, o ator vencedor de Emmy e de Globo de Ouro deu vida a personagens de vilões, anti-heróis ou mesmo protagonizando papeis românticos.
Em 2017, foi galardoado com um Óscar honorário e, um ano depois, o festival de San Sebastián concedeu-lhe a mesma honra. Em outubro de 2023, o Canada Post emitiu um selo em sua homenagem, classificando-o como um dos atores mais respeitados e versáteis do país.
Mais recentemente interpretou o papel do cruel Presidente Snow na saga “Os jogos da fome”. Já em 2022, vestiu a pele de Juiz Parker na série “Lawmen: Bass Reeves” e na série “Swimming With Sharks”.
c/agências