Morreu esta segunda-feira, aos 46 anos, a irlandesa Dolores O’Riordan, vocalista da banda The Cranberries. A cantora encontrava-se em Londres para “uma curta sessão de gravações”, segundo a sua agente.
Os Cranberries venderam mais de 40 milhões de álbuns, garantindo um lugar na galeria dos projetos musicais de maior sucesso nos anos de 1990.
Sem mais detalhes, a agência Lindsey Holmes Publicity escreve, em comunicado, que a família da vocalista dos irlandeses Cranberries “está devastada com a notícia e pediu privacidade neste momento muito difícil”.
Fundados em 1989, os Cranberries ascenderam ao topo das tabelas na década seguinte. Data de 1993 o primeiro álbum, intitulado Everybody else is doing it, so why can’t we?. A sétima faixa, Linger, permaneceria como um dos hinos da banda.
Em 1994, o tema Zombie, do álbum No need to argue, seria a catapulta decisiva para o alcance global da banda e dos característicos requebros da voz de O’Riordan, combinados com um som agora mais pesado e melancólico - Dolores inspirou-se nos atentados bombistas perpetrados no ano anterior em Warrington, na Inglaterra.
Fonte: YouTube
Ode to my family, I can’t be with you e Ridiculous thoughts foram outros singles extraídos do trabalho de 94.
A banda decidiu interromper a carreira a partir de 2003, fatigada com as constantes digressões internacionais e à beira do colapso criativo. Entrevistada em 2012 pela agência France Presse, Dolores O’Riordan recordava as razões para colocar The Cranberries entre parêntesis.
“Em 2003, o meu filho tinha cinco anos, a minha filha dois anos e eu levava-os para a estrada connosco. Percebi que isso não era justo para eles. E depois, do ponto de vista criativo, estávamos numa rotina. Precisávamos de uma pausa”.
A cantora ensaiaria uma carreira a solo, lançando em 2007 o álbum Are you listening?. Dois anos depois, os Cranberries regressavam ao ativo. Em 2012 editam o disco Roses.
Dolores Mary Eileen O’Riordan nasceu a 6 de setembro de 1971 em Ballybricken, no condado irlandês de Limerick. Tornou-se vocalista da banda The Cranberry Saw Us, mais tarde The Cranberries, em 1990. Foi escolhida numa audição.
O último álbum dos Cranberries, Something else, foi editado em abril de 2017.
c/ agências internacionais