Los Angeles, Estados Unidos, 16 set (Lusa) - O ator norte-americano Harry Dean Stanton, protagonista do filme "Paris, Texas", morreu esta sexta-feira, aos 91 anos, num hospital de Los Angeles, anunciou o agente.
A sua interpretação de um pai amnésico no filme "Paris, Texas", com guião de Sam Shepard e banda sonora de Ry Cooder, valeu ao realizador Win Wenders a Palma de Ouro no festival de cinema de Cannes em 1984.
Stanton participou, quase sempre em papéis secundários, em êxitos como "O Padrinho - Parte II" (1974) e "Do Fundo do coração" (1984) de Francis Ford Coppola, "Alien, o oitavo passageiro" (1979) de Ridley Scott, "Fuga de Nova Iorque" (1981) de John Carpenter, "A Última Tentação de Cristo" (1988) de Martin Scorsese, ou "À Espera de um Milagre" (1999) de Frank Darabont.
Com o realizador norte-americano David Lynch, Stanton entrou nos filmes "Coração Selvagem" (1990), "Twin Peaks: Os últimos sete dias de Laura Palmer" (1992), e "Uma história simples" (1999).
Harry Dean Stanton nasceu em 1926, em West Irvine, no estado de Kentucky, e foi cozinheiro das tropas norte-americanas na Segunda Guerra Mundial. No regresso aos Estados Unidos, foi na Califórnia que iniciou a carreira de ator.
Stanton, que foi amigo de Jack Nicholson e Bob Dylan, destacou-se também no mundo da música como guitarrista e cantor.