"Mitologia da Fama

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 12 Nov (Lusa) - Uma exposição do fotógrafo italiano Marcello Geppetti sobre a época dourada do cinema mundial, quando brilharam estrelas como Brigitte Bardot, Marlon Brando e Sophia Loren, inaugura sexta-feira, em Lisboa, sob o título "Mitologia da Fama: La Dolce Vita".

Marcello Gepetti fotografou o glamour de divas como Elizabeth Taylor, Gina Lollobrigida e Cláudia Cardinale, entre muitas outras, para publicações internacionais de referência como a Time Magazine, Life Magazine, Vogue, e o "Washington Post".

"Paparazzi", "A Flash Of Art", "Legs", "Voyeur", "Sem Tréguas", "Beatles In Rome, 1965" são alguns livros da sua autoria onde reuniu imagens sobre os galãs e divas do cinema dos anos 50, 60 e 70.

Em 1959, Geppetti iniciou a sua carreira profissional na agência de fotojornalismo Meldoni-Canestrelli-Bozer, uma das maiores de Roma, coincidindo com a estreia do filme "La Dolce Vita" do realizador italiano Federico Fellini, uma longa-metragem marcante na época que dá agora título a esta exposição.

Tal como outros fotógrafos, ainda jovem, procurou captar imagens para dar a conhecer aos fãs gestos e expressões da vida quotidiana das estrelas de cinema, tal como um beijo trocado entre Richard Burton e Liz Taylor, que conseguiu imortalizar após ter ficado dois dias em cima de uma árvore.

Outras imagens descontraídas das divas do cinema ficaram na história como Brigitte Bardot deitada ao sol, Jackie Kennedy dentro do carro, no banco de trás, exibindo um enigmático sorriso enquanto a seu lado, Onassis ajeita a meia. A fotografia tirada por Geppetti simbolizava toda a narrativa de um casamento.

Com curadoria de Katia Canton, a mostra fotográfica inaugura sexta-feira, pelas 18:00, no espaço Fabrico Infinito, e abre ao público no sábado, prolongando-se até 15 de Janeiro de 2009.

AG.

Lusa/Fim


PUB