Descoberto um dinossauro carnívoro milhões de anos mais velho que o T-Rex

por RTP
Djordje Kojadinovic, Reuters

Ossadas fósseis de um sáurio predador até oito metros de longo foram encontradas na Tailândia. Os cientistas reconstituiram a imagem do animal a partir de fragmentos de quatro indivíduos diferentes e baptizaram a espécie como Siamraptor suwatiia.

Embora não seja um jazigo conhecido de fósseis de dinossauros, a Tailândia já foi palco de duas descobertas importantes: a dos gigantes herbívoros Ratchasimasaurus e Sirindhorna. Agora foi a fez de um gigante carnívoro, vários milhões de anos mais velho que o carismático Tiranossaurus Rex.

Investigadores da Universidade tailandesa Nakhon Ratchasima Rajabhat chamaram-lhe Siamraptor suwatiia: Siam, do antigo nome da Tailândia; raptor, como nome latino genérico para os predadores; e suwatiia, do nome do cientista Suwat Liptapanlop, um dos promotores da paleontologia tailandesa.

Segundo a revista científica tailandesa PLoS One, os paleontólogos não encontraram nenhum esqueleto completo, e sim fragmentos de quatro esqueletos diferentes, que no entanto já permitem identificar a nova/velha espécie como parente dos Carcharodontosauridae, grupo de espécies carnívoras de dinossauros que terão surgido há 130 milhões de anos e desaparecido há 89 milhões.
PUB