Maria João e Mário Laginha cabeças-de-cartaz no 15º Festival de Viana

por Agência LUSA

Maria João e Mário Laginha são os cabeças-de-cartaz da 15ª edição do Festival de Jazz na Praça da Erva, que vai decorrer de 25 a 29 de Julho, em Viana do Castelo.

Desta vez, o festival será 100 por cento português, o que para o direct or do certame, David Martins, é "uma espécie de homenagem" ao jazz nacional, que "tem vindo a afirmar-se progressivamente, quer em termos de qualidade como de q uantidade".

"Hoje em dia, já era possível organizar um festival de um mês com jazz exclusivamente nacional, com músicos diferentes mas sempre de alta qualidade", a firmou David Martins.

O responsável disse que para o festival de Viana do Castelo recebeu 32 propostas nacionais e que o difícil foi a escolha, que obrigou a deixar de fora "projectos fantásticos".

No entanto, David Martins admitiu que na base desta opção pelo jazz exc lusivamente português estivarem também razões financeiras, relacionadas com o co rte total dos apoios tanto do Ministério da Cultura como do habitual sponsor pri vado.

A edição 2006 está orçada em 50 mil euros: a Câmara Municipal contribui com 40 mil e os restantes ficam a cargo de uma discoteca e de uma empresa que s ão parceiras na organização.

O festival abre no Teatro Municipal Sá de Miranda, com Maria João, que actuará em parceria com José Peixoto, seguindo-se, no dia 26, na Praça da Erva, o Quarteto Paula Sousa, pianista que nasceu em Viana do Castelo.

No dia 27, ainda na Praça da Erva, actuam os TGB (iniciais de tuba, gui tarra e bateria, os instrumentos do trio), que em 2005 foram contemplados com o Prémio Carlos Paredes.

Mário Laginha, vencedor da primeira edição do Prémio Sociedade Portugue sa de Autores, actua com o seu trio no dia 28, na Praça da República, fechando o festival no dia seguinte, com a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos, no mesmo local.

à semelhança dos anos anteriores, o Jazz na Praça da Erva pretende cont inuar a assumir "um papel de relevo" na divulgação da música latina, nomeadament e do Latin Jazz e da Salsa.

O festival contará com workshops de música e percussão latina, aulas de salsa e, no último, uma "salsa fiesta" dupla, primeiro na Praça da República e depois no Look Club, a discoteca parceira na organização.


PUB