EM DIRETO
Deputados discutem o Estado da Nação

Margarida Veiga substitui Guta Moura Guedes no CCB

por Agência LUSA

A arquitecta Margarida Veiga, sub-directora do Instituto das Artes, vai ser nomeada administradora do Centro Cultural de Belém (CCB) em substituição de Guta Moura Guedes, que cessou funções "de comum acordo" com o Ministério da Cultura.

A informação foi confirmada à Agência Lusa pelo Gabinete da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, na sequência de uma nota de imprensa divulgada quinta-feira por Guta Moura Guedes, na qual dava conta da sua decisão de cessar funções na entidade.

Guta Moura Guedes era uma das vogais no Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém e que é presidido por Fraústo da Silva.

"Decidi cessar as minhas funções (. . .) por considerar que, neste momento, o meu contributo e as estratégias que defendo para a sociedade portuguesa têm maior expressão e utilidade fora desta instituição", adianta a nota da responsável pelo Centro de Exposições e pelo Centro de Pedagogia e Animação do CCB.

Guta Moura Guedes escreve ainda que este cessar de funções "resulta de um acordo amigável" com a tutela, o Ministério da Cultura, e refere que não pretende prestar mais declarações sobre a sua saída.

Contactada pela Agência Lusa, fonte do Gabinete da Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, confirmou que Guta Moura Guedes "sai de comum acordo com a tutela" e que Margarida Veiga será nomeada para a substituir.

Um ano depois de ter saído da administração do CCB, a arquitecta passou a ocupar, em Janeiro de 2004, o cargo de sub-directora do Instituto da Artes (IA).

Em 1996 Margarida Veiga tinha sido convidada por Miguel Lobo Antunes para dirigir o Centro de Exposições do CCB, e anteriormente exerceu funções no Instituto Português do Património Arquitectónico e no Instituto Português de Museus.


PUB