"Mao - A História Desconhecida", biografia segundo a qual o líder chinês "foi responsável por mais de 70 milhões de mortes", é lançada hoje no átrio do Teatro Nacional D. Maria II por Jung Chang, co- autora da obra.
O livro, editado pela Bertrand e pelo Círculo de Leitores, foi escrito por Jung Chang, autora do best-seller "Cisnes Selvagens", e pelo marido, o historiador Jon Halliday, sendo apresentado pelo jornalista e director do jornal Público José Manuel Fernandes e pelo historiador e ex- deputado do PSD José Pacheco Pereira.
A obra revela que, dos 70 milhões de mortos, 38 milhões morreram de fome, pois Mao exportava o máximo de alimentos para, com o dinheiro obtido, adquirir armamento e fabricar a bomba atómica chinesa.
"Mao - A História Desconhecida" afirma igualmente que a Longa Marcha de pessoas que se deslocaram do sudeste para o Norte da China entre 1934-35 tinha por objectivo a ligação com a Rússia para a obtenção de armas.
A biografia refere que o apoio da União Soviética ao partido comunista Chinês foi constante, algo que o "imperador vermelho" sempre negou, e descreve o papel de Mao na génese e prolongamento da guerra da Coreia entre 1950-53.
Com mais de 800 páginas, o volume inclui a lista dos entrevistados, informação sobre a documentação consultada, cerca de 80 páginas de notas e mais de duas dezenas de páginas com referências bibliográficas.