Mais de 3.000 lugares livres para assistir ao desfile das marchas de Lisboa

por Lusa

Lisboa, 11 jun (Lusa) -- O desfile das Marchas Populares de Lisboa, na Avenida da Liberdade, na sexta-feira, tem 11 bancadas para acolher um total de 3.820 pessoas sentadas, com 3.460 lugares destinados ao público e de acesso livre, informou à Lusa a organização.

Organizada pela Câmara de Lisboa em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), esta é a 83.ª edição das Marchas Populares, que conta com a participação de 20 marchas em competição e duas extraconcurso e decorre a partir das 21:00.

A distribuição de cerca de 1.700 lugares sentados, dispersos por seis bancadas, "depende apenas da ordem de chegada do público, a qualquer hora, com acesso totalmente livre", informou fonte da EGEAC. Junto à estátua dos Combatentes haverá outros 1.760 lugares sentados, distribuídos por duas bancadas e 900 cadeiras, em que o acesso é livre a qualquer pessoa, desde que solicite o bilhete à Câmara de Lisboa ou à EGEAC antecipadamente.

Segundo a organização, alguns dos pedidos para assistir sentado ao desfile das marchas foram feitos em outubro e novembro, mas alguns destes bilhetes são ainda atribuídos às Juntas de Freguesia e coletividades de Lisboa, para redistribuírem à população.

No total de 3.820 lugares sentados disponíveis, existem ainda duas bancadas para convidados institucionais.

"Independentemente das várias zonas para o público poder assistir sentado, muitas pessoas valorizam o acompanhamento das marchas ao longo da avenida, pelo que percorrem os corredores laterais do Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores, parando apenas nos momentos de exibição das marchas", explicou a EGEAC.

Este ano, o desfile também pode ser acompanhado através de seis ecrãs que vão transmitir em direto o espetáculo nos quiosques da Avenida da Liberdade.

As marchas começam a desfilar a partir do Marquês de Pombal às 21:00, descendo a Avenida da Liberdade até aos Restauradores, além dos agrupamentos convidados e do desfile dos Noivos de Santo António.

Como convidados vão marcar presença o Agrupamento de Macau, a Marcha Popular de Faro, a Marcha da Madeira e o Agrupamento CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

As duas marchas extraconcurso, a marcha infantil "A Voz do Operário" e a dos Mercados, vão abrir o desfile, seguindo-se as 20 marchas em competição pela seguinte ordem: Bela Flor, Mouraria, Santa Engrácia, Marvila, Alfama, Graça, São Domingos de Benfica, Carnide, Madragoa, Benfica, Bica, Alcântara, Bairro Alto, São Vicente, Olivais, Baixa, Lumiar, Alto do Pina, Beato e Ajuda, esclarece a EGEAC.

As marchas em competição são avaliadas por um júri no que respeita a cenografia, figurino, coreografia, letra, música, entre outros critérios. As primeiras apresentações e avaliações ocorreram na Meo Arena nos dias 05, 06 e 07 de junho.

Tópicos
PUB