Lisboa tem um novo jornal ligado à área metropolitana

por Gonçalo Costa Martins - Antena 1

Foto: Lisboa para Pessoas

O website Lisboa Para Pessoas lançou um jornal sobre os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e que, à semelhança da página online, vai focar-se nos temas da mobilidade, cidadania, sustentabilidade e habitação.

Apesar de venderem-se cada vez menos jornais, o fundador e diretor Mário Rui André vê vantagens na aposta: “Acho que o papel vai ter sempre alguma relevância na comunicação social. Se calhar não de forma tão diária como noutros tempos, mas para uma leitura mais aprofundada, mais calma”.

O jornal trimestral vai publicar notícias de atualidade, entrevistas, reportagens, crónicas e jogos, além de apresentar alguns dos melhores conteúdos lançados online. Uma das preocupações é garantir uma abertura à comunidade para “ter vozes e pessoas diferentes a escrever”.

Excecionalmente, o jornal contará com cinco edições este ano: além de março, junho, setembro e dezembro, começou a ser distribuída a publicação de janeiro de 2024. O projeto começou em 2021 e a chegada às ruas é uma nova forma de financiamento, diz o jornalista à Antena 1. O Lisboa Para Pessoas vive sobretudo de donativos e subscrições.

Embora o foco principal seja a cidade de Lisboa, Mário pretende olhar para os outros 17 concelhos das duas margens do rio Tejo. “Vamos acompanhando a cidade e cada vez mais também a área metropolitana, porque é esse o posicionamento que faz sentido e que queremos que o jornal tenha”, afirma.
PUB