Lenda centenária algarvia inspira filme que começa hoje a ser rodado na Ria Formosa

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Faro, 27 set (Lusa) - Uma lenda centenária algarvia sobre um rapaz sem sombra, inspirou uma curta-metragem que começa hoje a ser rodada nas ilhas da Ria Formosa, e que pretende retratar a comunidade piscatória de Olhão, disse à Lusa o realizador.

"Yakun", nome dado à sombra do protagonista na lenda, conta a história de um rapaz de 16 anos que, ao contrário de Peter Pan, quer desesperadamente crescer e fugir da sua própria sombra, contou André Badalo à Lusa.

"Descobrimos esta lenda na Fuseta [de onde o realizador é natural] e percebemos que era uma das histórias mais antigas" da região, refere, acrescentando que foi feita pesquisa documental e de registos fotográficos.

André Badalo, de 30 anos, natural desta vila piscatória, em Olhão, vê este trabalho como um "regresso às origens" e pensa conseguir através de uma história com pelo menos 100 anos retratar a atual comunidade da zona.

Durante uma semana, uma equipa com cerca de 30 pessoas irá andar por Olhão, pela Fuseta e pelas ilhas do Farol e dos Hangares, a rodar a curta metragem, com cerca de 20 minutos, que poderá ser lançada no início de 2012.

Em declarações à Lusa, o vice presidente da Câmara de Olhão, António Pina, confessou esperar que a exibição do filme nos circuitos internacionais cative outros produtores a filmar na região.

"É uma aposta que pode colocar Olhão no mapa e - quem sabe? - transformar esta zona da Califórnia da Europa", acrescenta.

O filme, produzido pela Original Features, irá competir em festivais internacionais de cinema tal como já aconteceu com "Shoot me", curta de André Badalo que venceu o prémio de melhor filme, em Milão, no ano passado.

"Yakun" conta com um elenco composto por Victoria Guerra, Rui Porto Nunes, Jessica Athayde, João Manzarra e José Pereira, jovem algarvio de 16 anos que irá desempenhar o papel do protagonista.

Tópicos
PUB