Lançamento de "Tudo o que é Mau Faz Bem" traz Steven Johnson a Portugal
O escritor Steven Johnson, considerado pela Newsweek uma das 50 personalidades mais influentes da Internet, desloca-se a Portugal na próxima semana para defender que os jogos de vídeo estão a tornar as pesso as mais inteligentes.
A tese, que gerou polémica nos Estados Unidos, é explicada pelo autor d o livro "Tudo o que é Mau Faz Bem", lançado pela Lua de Papel, a nova chancela d a Asa, no dia 08 de Abril na livraria FNAC do Colombo, em Lisboa.
Os jogos de vídeo, ao obrigarem as pessoas a tomar decisões cada vez ma is complexas num curto espaço de tempo, estão a torná-las mais inteligentes, sus tenta Steven Johnson, colunista da revista Wired e crítico que defende a cultura popular dos últimos 30 anos.
Johnson argumenta que não apenas os jogos - o segundo maior segmento de entretenimento nos Estados Unidos, à frente do cinema e dos livros -, mas també m a Internet e algumas séries de TV são estimulantes para o intelecto.
Formado em semiótica e literatura inglesa, mantém uma colaboração regul ar nos jornais The New York Times e The Wall Street Journal e tem publicados trê s outros livros sobre tecnologias digitais, caso de "Mind Wide Open: Your Brain and the Neuroscience of Everyday Life".
Lisboa recebe também na próxima semana o escritor espanhol Gonzalo Gine r, autor de "A Quarta Aliança" (editora Ulisseia), que quinta-feira vai particip ar na Feira do Livro em Espanhol, no El Corte Inglês.
Na quinta-feira desloca-se ainda à capital o escritor francês Jean-Chri stophe Rufin - médico (um dos fundadores da organização Médicos Sem Fronteiras) e cientista político - que apresentará o livro "Globália" (edições Asa) no Insti tuto Franco-Português.
Rufin já editou na Asa os seus quatro romances anteriores, "O Abissínio " (Prémio Goncourt do Primeiro Romance e Prémio Méditerranée 1997), "O Boticário do Rei", "As Causas Perdidas" (Prémio Interallié 1999) e "Pau-Brasil" (Prémio G oncourt, 2001).
Cerca de semana e meia depois, no dia 19, o Instituto Franco-Português recebe outro autor francês, Olivier Rolin, que vai falar com os leitores sobre " Suíte no Hotel Crystal", o seu novo romance.
Nascido em 1947, Olivier Rolin deu-se a conhecer com o romance "Phénomè ne Futur" (1983) e já lançou em Portugal "A Invenção do Mundo" (1993), "Porto-Su dão" (1994, Prémio Femina), "O Meu Chapéu Cinzento" (1997) e "O Cerco de Cartum" (1998).