Os CD dos pianistas Mário Laginha, Piotr Anderszewski e Lise de la Salle foram os que mais procura tiveram na loja da Livraria Buchholz aberta desde sexta-feira no Centro Cultural de Belém (CCB) para Os Dias da Música.
Em declarações à Agência Lusa, a gerente e proprietária da livraria, Karin Sousa Ferreira, disse que apesar de não poder ainda quantificar, considerou que as vendas "são mais baixas do que na edição do ano passado, mas mesmo assim excelentes, não só dos CD, mas também dos livros sobre música e, em especial, os dedicados às crianças".
"Acho que há mais crianças no CCB este ano, talvez por esta edição ter menos concertos, intervalos maiores e as pessoas terem mais tempo para outras actividades", comentou, classificando o ambiente de "festivo, mas mais descontraído e por isso mais agradável".
A música tocada por Uri Caine, Artur Pizarro, Bernardo Sassetti, Elena Rosanova, Maria João Pires, Filipe Pinto-Ribeiro e Ferenc Vizi também foi muito procurada nesta loja, instalada junto à recepção, no primeiro piso do CCB.
"A maior procura vai para os intérpretes que estão aqui a tocar, o que é natural. As pessoas vão aos concertos e depois querem voltar a ouvir em casa.
É uma oportunidade especial para adquirir estes CD. Muitos dos músicos estrangeiros, quando viajam para festivais, trazem algumas edições individuais normalmente difíceis de encontrar no mercado", explicou à Lusa.
Karin Sousa Ferreira disse que só nos próximos dias saberá quantos CD e livros foram vendidos, mas adianta que o balanço "é positivo e é sempre prestigiante para a Buchholz estar presente".
Sobre o facto de Os Dias da Música terem menos concertos do que a anterior Festa da Música - substituída, este ano, devido a cortes orçamentais na Fundação CCB - a responsável defendeu o novo modelo "porque melhora o contacto entre o público e os artistas, reduz as correrias e dá tempo para outras actividades com o público, sobretudo os ateliers com os mais jovens".
A organização de Os Dias da Música em Belém realiza pelas 18:30 uma conferência de imprensa de balanço do evento, cuja primeira edição foi dedicada ao piano.