Jovens dos 12 aos 30 anos, de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Suíça, entre outros países, estão inscritos para o 19/0 Estágio internacional de Dança de Lisboa (EIDL), a decorrer entre os dias 19 e 30 no Ginásio Clube Português.
Segundo o director-geral do Estágio, Paulo Barreto, em declarações à Lusa, a mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva, deverá visitar o Estágio dia 26, estando apenas por fixar a hora a que o fará.
Barreto recordou, a propósito, que, desde a sua primeira edição, o Estágio tem contado com o patrocínio da Presidência da República, o que mais uma vez este ano aconteceu.
O Estágio terá a direcção artística e pedagógica do mestre romeno Gelu Barbu, que foi colega de bailarinos como Nureyev e Barishnykov.
Além de Barbu, ministram as classes os mestres David Azama, dos Estados Unidos, Marta Munsó, Wendy Artiles, Miguel Montañez e Cinta Rodríguez, de Espanha, Arlette Kunz, da Suíça, e Munique Neith, do Brasil.
"Os jovens que se inscrevem procuram o contacto directo com directores de grandes companhias, mas também novas experiências associadas à dança", assinalou Paulo Barreto.
O curso abrange diferentes níveis de aprendizagem em modalidades como a Dança Clássica, Trabalho de Pontas e Repertório, Dança Contemporânea, Barra-no-chão e Elasticidade, Hip Hop, Danças Latino-americanas e Dança do Ventre.
Empreendimento formativo apostado na valorização pedagógica, cultural e profissional, o EIDL conta com o apoio de entidades como o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Fundação Gulbenkian.