Joaquim de Almeida encarna pintor surrealista Óscar Domínguez em filme espanhol

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Tenerife, Espanha, 20 Fev (Lusa) - O actor português Joaquim de Almeida é o protagonista do filme "Óscar, una pasión surrealista", de Lucas Fernández, que se estreia este mês em Espanha, uma biografia na qual encarna o pintor surrealista Óscar Domínguez.

"Óscar, una pasión surrealista" conta a história do pintor Óscar Domínguez, contemporâneo de Pablo Picasso, que nasceu em Tenerife e viveu em Paris, onde se cruzou com artistas do movimento surrealista, como André Breton e Paul Éluard.

No filme, Joaquim de Almeida veste a pele do pintor, um trabalho que disse em entrevista à agência EFE não ter sido fácil, por se tratar de uma figura complexa.

Esta interpretação foi ainda mais desafiante pelo facto de o pintor ter sofrido de acromegalia, uma doença hormonal que provoca um envelhecimento precoce.

Esta característica da personagem foi a mais difícil de concretizar, mas o actor disse ter sentido orgulho no resultado final quando se viu no grande ecrã.

Além de Joaquim de Almeida, em "Óscar, una pasión surrealista" entram também Victoria Abril, Ema Suarez e Lourenço de Almeida, filho do actor.

Rodado em Paris, Madrid, Praga e Tenerife, este é o primeiro filme do realizador Lucas Fernández.

Depois de "Óscar, una pasión surrealista", Joaquim de Almeida já rodou "Guerilla", de Steven Soderbergh, "La conjura de El escorial", um filme de época do século XVI de Antonio del Real, e "Holy Money", de Maxime Alexandre.

O mais recente dos projectos em que está envolvido é o filme "The burning plan", de Guillermo Arriaga, protagonizado por Charlize Theron, Kim Basinger e Jennifer Lawrence.

SS.


PUB