A segunda edição do projeto "Histórias à sombra do montado", com histórias em banda desenhada (BD) a sensibilizar para a preservação do montado, começa a ser distribuída neste mês de setembro no concelho alentejano de Odemira.
O projeto, coordenado por Hugo Tornelo e Rita Gonzalez, que se materializa num formato de jornal de BD, é promovido pela associação cultural Ronha e tem o apoio do município de Odemira, no distrito de Beja, através do programa de apoio às artes "Odemira Criativa".
"A segunda edição [do projeto] promete oferecer ao público mais um conteúdo de qualidade e continuar a promover a sensibilização ambiental do montado", explicou hoje à agência Lusa Hugo Tornelo.
Este responsável acrescentou que a obra pretende igualmente "criar um sentimento de pertença na população de Odemira, ao descrever zonas e paisagens que lhe são familiares ilustrando-as com contos desiguais".
Nesta segunda edição de "Histórias à sombra do montado", as quatro histórias em BD têm textos da autoria de Filipa Martins, Joana Bértholo, Valério Romão e Afonso Cabral, ilustrados por Patrícia Guimarães, Joana Mosi, Bernardo Majer e Ricardo Batista.
"A escolha dos autores foi feita por nós, fazendo `duplas` que achamos que possam fazer sentido de acordo com o tom da escrita e o registo gráfico", revelou Hugo Tornelo.
Além das histórias, no final da obra são apresentadas boas práticas para a preservação do montado, para tentar sensibilizar os `leitores` para a necessidade de regenerar esta espécie autóctone.
"Não digo que esta BD seja um agente de mudança, mas poderá ajudar a isso", frisou.
A segunda edição de "Histórias à sombra do montado" tem uma tiragem de cerca de 6.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em todo o concelho de Odemira, desde cafés e farmácias às juntas de freguesia e aos postos de turismo.
"É uma forma de chegar a muita gente num concelho bastante grande e disperso", justificou Hugo Tornelo.
Este projeto nasceu em 2022, já depois de Hugo Tornelo e Rita Gonzalez terem adquirido um terreno agrícola na freguesia de Relíquias, no concelho de Odemira, onde existia uma parcela de montado, "parte do qual estava doente".
"Percebemos -- e fomos aprendendo -- que o montado, sendo uma floresta e um ecossistema muito rico em Portugal, está em declínio. Grande parte dele está doente e ao apercebermo-nos disso começámos também a querer regenerá-lo e recuperá-lo", contou.
Esta vontade acabou por dar origem às "Histórias à sombra do montado", cuja primeira edição, em setembro de 2022, teve histórias de Afonso Cruz, Luís Afonso, Ana Margarida de Carvalho e Ana Bárbara Pedrosa, ilustradas por Joana Afonso, Marta Teives, Nuno Saraiva e João Maio Pinho.
"Achámos que seria interessante juntar estes dois mundos e utilizar a BD como uma plataforma para mostrar que o montado está em declínio, parte por fatores climáticos mas também por má gestão agrícola e mão humana", disse.
A obra acabou por ter boa aceitação entre a população, dando origem à segunda edição, que vai agora começar a ser distribuída. A versão digital poderá ser encontrada no `site` que toma o nome do projeto e onde está disponível a primeira edição.
"Sentimos que havia espaço para continuar e para reforçar a mensagem, para oferecer às pessoas boas histórias, bem escritas e bem desenhadas, a homenagear o montado", concluiu.