História de Tristão e Isolda reeditada a duas semanas da estreia do filme
A história de Tristão e Isolda, contada e canta da inúmeras vezes nas artes, da literatura ao teatro, da ópera ao cinema, foi re editada pela Europa-América duas semanas antes da chegada do filme a Portugal, m arcada para dia 25.
A película é realizada por Kevin Reynolds - que já assinou trabalhos co mo "O Conde de Monte Cristo" (2002), "Waterworld" (1995), "Rapa Nui" (1994) ou " Robin Hood: Príncipe dos Ladrões" (1991) - e tem James Franco, Sophia Myles e Ru fus Sewell nos principais papéis.
O filme, com argumento de Dean Georgaris e que estreia em Portugal dia 25, uma semana depois de "O Código Da Vinci", conta a história de amor entre o c avaleiro Tristão e Isolda, a jovem que ele ganha num torneio para entregar a out ro homem.
Façanhas de cavalaria, paixões violentas e um amor descrito como "mais forte do que a morte" unem-se num enredo que ao longo dos tempos inspirou encena dores e compositores, dos trovadores medievais a Richard Wagner, que compôs a óp era "Tristão e Isolda" em 1865.
O século XIX foi, aliás, o da recuperação desta história de amor de ori gens incertas, popularizada na Idade Média, quando surgiram as várias versões qu e hoje se conhecem.