
O escritor francês Gilles Leroy venceu a edição 2007 do prémio literário Goncourt, o mais importante das letras francesas, com o romance "Alabama Song", anunciou hoje o júri.
Além de Gille Leroy, eram finalistas à edição deste ano os autores Olivier Adam ("A l`abri de rien"), Philippe Claudel ("Le rapport de Brodeck"), Michèle Lesbre ("Le canapé rouge") e Clara Dupont-Monod ("La passion selon Juette").
"Alabama Song" narra na primeira pessoa o destino trágico de Zelda Fitzgerald, a mulher do escritor norte-americano Scott Fitzgerald.
O júri distinguiu ainda o escritor Daniel Pennac com o prémio Renaudot pela obra "Chagrin d`école".
Gilles Leroy, 48 anos, é autor de mais de uma dezena de obras literárias, entre romance e teatro.Actualmente está a escrever uma peça de teatro de homenagem a Jean Genet e Rainer Werner Fassbinder.
A par de "Alabama song" agora premiado, Gilles Leroy é autor dos romances "L ámant russe" (2002) e "Madame X" (1992), entre outros.
Em 2005 foi condecorado em França com a Ordem de Cavaleiro das Artes e das Letras.
O Prémio Goncourt foi atribuído pela primeira vez em 1903 e desde então distinguiu autores como André Malraux, Simone de Beauvoir, Michel Tournier, Amin Malouf, Jean-Christophe Rufin e Pascal Quignard.